Na Linha

"O trabalho manual ajuda a limpar a mente, concentrar e acalmar."

(Resposta anônima ao questionário online)

O projeto consiste na criação de uma plataforma digital em formato de site responsivo contendo tutoriais, cursos e conteúdo sobre a história de um grupo de técnicas manuais. O foco inicial é em técnicas artesanais que utilizam a linha como uma de suas matérias-primas, como o bordado e crochê. Através de pesquisas de mercado e utilizando técnicas como questionários direcionados e jornada do usuário, o site foi projetado para alcançar pessoas de todas as idades que tenham interesse em aprender sobre uma nova arte manual ou se aprofundar em algo que já pratica e garantir uma excelente experiência do usuário. A plataforma é um espaço para reunir história, movimentos básicos de cada técnica, materiais didáticos mais completos e uma comunidade de troca entre alunos e professores, se transformando em um grande apoio tanto para iniciantes quanto para artesãs avançadas que também poderão dividir seu conhecimento.

Objetivos

União

Como uma família que pega na mão do outro e leva junto ao objetivo final. Ninguém fica para trás, todos andam e se ajudam conforme as possibilidades.

Troca

Com fóruns temáticos abertos 24h, todos podem ajudar e ser ajudados. Além dos encontros presenciais planejados pela plataforma e sugeridos pelas próprias alunas.

Aprendizado

O objetivo central da plataforma é a disseminação de conhecimentos fáceis e de qualidade para a sociedade sobre as técnicas artesanais com utilização de linhas.

O projeto surgiu da necessidade de acessar diferentes categorias de materiais sobre artesanato em um mesmo local. Atualmente todos os serviços de aprendizado online sobre técnicas manuais têm, em geral, cursos longos sobre um produto específico onde são pontuadas diversas técnicas ao longo do percurso. Em canais do YouTube existem aulas sobre produtos e também sobre pontos e técnicas menores disponíveis, mas a busca poderia melhorar muito, considerando que esse não é um site feito para essa categoria de ensino.

Com o objetivo, então, de juntar grandes aulas sobre produtos e também miniaulas sobre técnicas de cada técnica artesanal, surge a plataforma Na Linha. Com a grande vantagem de ser um local totalmente pensado e preparado para o melhor aprendizado de técnicas artesanais, desde os princípios básicos até grandes peças. A plataforma também integra alunos e professores de diversas localidades para trocas em encontros presenciais e fóruns online sobre cada categoria de artesanato.

A plataforma funcionará a partir de um sistema de pagamento mensal para manter os custos, como a produção de conteúdo, professores e manutenção do site. Durante o processo de produção do trabalho, não foi feito o cálculo desse preço, então o valor utilizado é aproximado.

O problema

A solução

Uma plataforma digital para aprendizado de técnicas manuais. Sendo um ambiente virtual com materiais únicos e completos com objetivo de unir os apaixonados por artes com linhas. A solução foi pensada a partir da teoria das cinco camadas de Jesse James Garrett, onde cada camada da experiência do usuário é destrinchada e trabalhada individualmente.

Para conhecer melhor os usuários e suas necessidades foi aplicado um questionário online, onde 185 pessoas responderam e tiveram suas respostas analisadas individualmente, além da visão geral formada por gráficos. A partir das respostas foram formulados o mapa de empatia e as personas. Além do usuário, nessa etapa também foram analisados sites similares.

Após a pesquisa inicial foram levantados os requisitos a serem cumpridos a partir das ferramentas: definição de requisitos e jobs to be done. Nesse ponto, temos uma clareza maior nos objetivos práticos do projeto e como devemos prosseguir nas escolhas técnicas. Enfim temos a estruturação do projeto com a arquitetura da informação, a formulação da jornada do usuário e os job stories. Cada uma dessas ferramentas permite ter uma visão geral do produto final e também especificidades, como a arquitetura contendo o mapa da plataforma e a jornada do usuário apresentando cada passo a ser feito por um usuário em uma situação específica.

Com toda bagagem acumulada até esse ponto temos a produção dos wireframes do projeto, tendo a base organizacional dos elementos dentro da plataforma. Nesse ponto temos uma visão mais palpável do projeto, mesmo sem muitos detalhes apresentados.

A identidade visual foi definida nesse ponto, onde todas as camadas da experiência do usuário são levadas em consideração. A identidade visual do Na Linha foi pensada a partir do movimento das próprias linhas utilizadas na produção de todos as peças artesanais propostas pelas técnicas artesanais presentes no site. A paleta de cores foi pensada sendo os neutros para a base da plataforma e as cinco cores principais representando cada uma uma das técnicas manuais apresentadas.

Com a junção de cada ponto estudado até agora, a interface foi criada pensando em cada detalhe definido.

Diversas funcionalidades que eram previstas para o projeto não foram colocadas em prática, porém com mais tempo seriam desenvolvidas. Algumas delas são: as apostilas em PDF para apoio as aulas gravadas e o sistema de doações, onde as alunas poderiam doar os produtos feitos a partir das aulas para campanhas para abrigos e organizações que ajudam pessoas em situações precárias. Mais um ponto que não foi feito foi o compartilhamento da história de cada uma das artes manuais propostas, por conta da grande dificuldade em achar dados históricos por terem se desenvolvido há muitos séculos e informalmente, sem registro, com exceção da encadernação. Outras ferramentas também foram excluídas do MVP, porém serão adicionadas com o tempo.

A produção do projeto Na Linha, desde o seu início, agradou a possíveis usuários, pessoas apaixonadas por artesanato. Desde o trajeto inicial, o questionário até a produção das interfaces, o projeto fez com que a classe das artesãs se sentisse valorizada. Diversas pessoas expressaram sua grande alegria com o desenvolvimento deste trabalho, a valorização e visibilidade que dá ao artesanato, em especial os que tem como material principal a linha.

O desenvolvimento do projeto acarretou a maior visibilidade do meio artesanal e fomentação do aprendizado de técnicas manuais de acordo os grandes objetivos iniciais deste trabalho. Deste modo conclui-se o sucesso do projeto, mesmo com a falta de alguns itens para a produção.

Próximos passos

Powered by Zyro.com